Enfim o Esporte Espetacular voltou a fazer um tipo de jornalismo que muito me agrada. Confesso que este domingo (5), meus olhos marejaram e evitei pisca-los por momentos para não perder nada das reportagens.
Este final de semana voltei a entender porque gosto tanto de futebol, esse esporte tão criticado pelos mais letrados e tão pouco entendido por alguns "torcedores", que ainda não aprenderam o que é ser um torcedor de verdade.
Você que não assistiu não deve estar entendendo nada, mas vou explicar. Neste domingo, além daqueles quadros modernos e diria bobos, como os profetas do brasileirão, por exemplo, também foram apresentadas belíssimas reportagens.
A primeira delas que me deixou realmente emociada foi sobre o jogo histórico da região Sul contra a Seleção Brasileira. Não conhecia a verdadeira razão desse jogo, mas fiquei surpresa por traduzir tão bem o que é ser torcedor.
O jogo aconteceu porque os sulistas não se conformaram em ver um jogador da região, que se destacou na Copa de 1972, ser deixado de fora da seleção, então resolveram mostrar o valor do sul brasileiro.
Para quem não entende porque as pessoas torcem por clubes, compram camisas, saem de casa aos domingos com a família para assistir uma partida, aí vai a explicação. Não são só camisas, são ideologias, preferências, nacionalismo, regionalismo, tradição.
O futebol fortaleceu lutas, como a inclusão do negro nos esportes, deu uma mão a causas sociais. Isso me faz lembrar de uma outra reportagem. Sobre a campanha para doação de sangue da equipe do Vitória.
O clube que tem a camisa semelhante a do Flamengo, vermelha e preta, apareceu em uma partida com a camisa preta e branca. Isso causou muito estranhamento em toda a torcida, mas logo veio a explicação. Era uma campanha para aumentar a doação de sangue no estado da Bahia. Quanto mais os torcedores do clube doassem sangue e o estoque no estado aumentasse as listras vermelhas reapareceriam na camisa. Genial!
Parabéns Esporte Espetacular! Acertaram em cheio.
Um comentário:
Muito massa mesmo essa campanha... Bom te ver de novo por aqui, mocinha... Bjão!
Postar um comentário